MULHERES E MERCADO DE TRABALHO

#FICAADICA 07: Neste vídeo discuto os obstáculos enfrentados pelas mulheres

e apresento duas dicas de como conciliar a vida pessoal com as diferentes pressões exercidas sobre as mulheres no mercado de trabalho.

Em meus anos de trabalho como coach de carreiras e como psicoterapeuta, tenho acompanhado de perto várias mulheres que vivenciam dificuldades em conciliar a vida profissional com seus projetos pessoais. Sempre atento às suas necessidades e comprometido em auxilia-las a encontrar soluções condizentes com suas realidades e expectativas, pude perceber alguns pontos que dificultam esta conciliação.

Um primeiro ponto de conflito é a vida profissional. Não apenas as mulheres conquistaram seu espaço no mercado de trabalho, como faz parte do projeto de vida de muitas delas, escolher uma profissão, se especializar nela e ter o trabalho como uma importante parte de suas vidas. Cada vez mais, mulheres querem ter no trabalho uma fonte de realização e de satisfação pessoal.

No entanto, elas estão frequentemente expostas a diferentes formas de assédio que se expressam em comentários sexistas ou até mesmo em cantadas mais ousadas no próprio ambiente de trabalho. Neste espaço hostil, as mulheres, quase sempre, são vistas como inferiores, são menos valorizadas e tem que se desdobrar para mostrar a que vieram. E o reconhecimento não aparece quando são preteridas em uma promoção sob a justificativa de que seu colega, homem, não tem que se preocupar com os filhos e pode dar dedicação exclusiva à empresa.

Isso nos leva a uma segunda fonte de pressão que é o desejo de vivenciar a maternidade e a vida familiar. A pressão por ser a companheira linda e perfeita, mãe infalível e divertida, além de dona de casa exemplar, faz com que aquilo que inicialmente foi desejado como fonte de realização passe a ser vivido como mais uma fonte de estresse e pressão. Como resultado, não é raro encontrar mulheres que, mesmo fazendo de tudo por suas famílias e se desdobrando no trabalho, convivem com o sentimento de frustração por acreditarem que não são boas o suficiente.

Se você é mulher e se identifica com o que a situação que eu acabei de descrever, saiba que você não precisa abrir mão de ser uma profissional de sucesso, de ter qualidade de vida em sua vida familiar e nem daquilo mais que for importante para você. Para isso, eu tenho duas dicas para você:

  1. O ponto chave para lidar com estas pressões é você encontrar como equilibrar estas dimensões de acordo com suas expectativas e com sua realidade, deixando um pouco de lado as pressões sociais.
  2. Além disso, algumas estratégias de administração do tempo podem te ajudar a otimizar seu tempo de trabalho e ter mais tempo de qualidade com sua família de uma forma que seja satisfatória para você, mas isso já é assunto para um outro vídeo.

Eu gostaria de dedicar o vídeo de hoje todas as mulheres que estão em busca de encontrar sua própria forma de viver a vida e tudo aquilo que ela inclui!

Meus Parabéns!

 

Comentários: Seja o primeiro a comentar!

Participe: deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.