4 DICAS PARA TER SUCESSO PROFISSIONAL

2ª Temporada, Vídeo 5: Você já se perguntou quais são os requisitos para ter uma carreira de sucesso?

Dentre outras coisas, para ter sucesso profissional, é necessário ter objetivos claros, planejar a carreira, dedicar-se à qualificação profissional e ter uma atitude positiva diante do trabalho.

Olá, eu sou Márcio Souza e este é o último vídeo da segunda temporada do Canal Márcio Souza Coaching.

Nesta temporada eu já expliquei o que é coaching, como você pode se beneficiar do coaching de carreiras, já falei da importância que seu valores tem na sua carreira e como equilibrar vida pessoal e trabalho. Se você ainda não viu, aproveite para acessar o meu canal no youtube.

Como não poderia deixar de ser, este vídeo é para atender um pedido que volta e meia chega por email sobre como construir uma carreira de sucesso. Com este assunto daria para fazer um longa metragem!! Mas vou apresentar aqui quatro pontos que considero essenciais para que o sucesso profissional seja obtido.

Em 1º LUGAR, para ter sucesso profissional, é importante TER UM OBJETIVO CLARO. Este ponto pode até parecer óbvio, mas é impressionante o número de pessoas que não param para definir seus objetivos de vida e de carreira.

Agora, me responda uma coisa, como é possível saber se alguém teve sucesso em alguma coisa se não sabemos qual foi seu objetivo? Afinal, sucesso é um conceito que depende inteiramente de um critério já estabelecido. Caso contrário, corremos o risco de viver insatisfeitos com nossas conquistas.

E você? Já tem seus objetivos profissionais elaborados? Não?!? Então não deixe de assistir o #FICAADICA 02, nele eu dou algumas dicas que podem te ajudar a formular seus objetivos.

Em 2º LUGAR, PLANEJE SUA CARREIRA. Com o seu objetivo em mãos, é hora de planejar como você irá conquista-lo. Para isso, pense em todas as etapas que são necessárias para atingir o sucesso profissional. Aqui me refiro a cursos que você terá que fazer e experiências que você terá que obter como condição para viabilizar seu caminho até sua meta.

É importante lembrar que ao longo do seu trajeto, você poderá sentir a necessidade de reformular seus objetivos. Isso é até esperado, pois com experiência e aprendizado, passamos a avaliar nossos desejos de forma diferente. Não tem problema, depois de reformular suas metas, é só lembrar de reservar um tempo para redefinir também sua estratégia.

3º, ESTUDE: Eu sei que estudar requer um esforço que nem sempre estamos dispostos a fazer, mas tem duas outras coisas que precisamos saber a respeito da importância de estudar:

  • Para se obter excelência em uma área é necessário um trabalho árduo de aprendizado contínuo.
  • Todo aprendizado é fruto de uma construção que se dá na relação com o conteúdo que aprendemos e com pessoas que nos ajudam a olhar para o conhecimento de ângulos diferentes.

Infelizmente ainda cultivamos muito a idéia do “gênio”, aquela pessoa que possui um dom especial ou uma vocação que fazem com que ela seja excelente no que faz. É certo que as pessoas possuem aptidões para áreas diferentes, mas a aptidão é apenas um potencial, que para se transformar em conhecimento exige muito aprendizado. E sendo sincero, nunca vi uma exceção para esta regra, escolha qualquer pessoa que possa ser considerada um gênio, que você considere que tenha obtido sucesso profissional, estude sua biografia e você verá que, de alguma maneira, ela se dedicou imensamente a desenvolver as habilidades que possui.

Outro problema com relação ao aprendizado é a cultura do “macete”. Todo mundo quer um atalho para atingir seus objetivos. O problema para quem escolhe este caminho é que seu conhecimento será sempre superficial, pois os macetes não trazem com eles todo o conhecimento necessário para desenvolver uma compreensão abrangente de sua área de atuação. Portanto, a pessoa que quer sempre o caminho mais rápido para aprender alguma coisa, corre o risco de nunca desenvolver as habilidades necessárias para crescer profissionalmente.

É importante ter consciência que nosso conhecimento é sempre limitado e que sempre podemos aprender um pouco mais. Isso nos deixa atentos para aprender a partir da própria prática e dispostos para procurar aprender aquilo que sentimos que falta para melhorar na nossa profissão. Portanto, estudar é um requisito essencial para se ter sucesso profissional.

4º, OBSERVE SUA ATITUDE DIANTE DO TRABALHO. Antes de falar sobre este ponto, quero te fazer uma pergunta: Você já viu alguém que vê seu trabalho como um peso, uma obrigação ter sucesso? Eu nunca vi, sabe por quê? A pessoa que se sente obrigada a trabalhar, simplesmente faz aquilo que foi solicitado, não se motiva a fazer mais, a inovar ou a pensar seu trabalho de formas diferentes, que são chaves para o sucesso em qualquer área.

Exatamente por isso é que os dois vídeos anteriores a este falam de valores pessoais e o equilíbrio da vida pessoal e do trabalho. Depois que você pensa seu trabalho a partir do que é importante para você e consegue definir o lugar do trabalho na sua vida, o trabalho passa a ser parte importante da sua existência. Quando isso acontece, as conquistas obtidas a partir da vida profissional deixam de ser sentidas como dever cumprido e passam a ser vividas como fonte de realização.

É claro que este quatro pontos são apenas o início da discussão, que eles poderiam ser bem mais aprofundados e também este vídeo ficaria muito mais longo. Mas vamos deixar combinado aqui que se você quiser que eu aprofunde algum destes pontos ou que eu responda alguma dúvida sua aqui no canal, basta deixar um comentário aqui no vídeo.

Ah, não se esqueça também de dar sua curtida neste vídeo, de assinar o Canal Márcio Souza Coaching no Youtube e de curtir nossa Fanpage no Facebook.

Grande abraço e muito sucesso!!

 

Comentários: Seja o primeiro a comentar!

Participe: deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.