CRITÉRIOS PARA ESCOLHER A PROFISSÃO

Um dos fatores que gera muitas dúvidas na hora da escolha profissional é a falta de critérios para distinguir as profissões.

Esta falta de conhecimento a respeito dos critérios para a escolha profissional fica muito clara em alguns dos comentários deixados nos vídeos e também nos emails que recebo. Não é raro eu receber alguma comentário do tipo: Não sei se faço Medicina ou Biologia! Gosto de História e Geografia, você acha que eu devo fazer Direito? Tenho certeza que quero a área de exatas, mas não sei se faço Engenharia Mecânica ou Civil.

Este tipo de dúvidas demonstra que a pessoa não conhece o suficiente a respeito destas profissões para ter a segurança necessária na hora de definir os critérios para escolher entre as diferentes opções que ela tem em mente. Se é este o seu caso, no vídeo de hoje eu vou te dar algumas dicas de como você pode conhecer as diferentes profissões que você tem em mente e no final deste episódio eu darei um presente para você!

O Primeiro passo para saber mais a respeito das profissões é você ter clareza sobre os tipos de informações mais importantes e que farão a maior diferença na sua escolha profissional. Chamamos isso de critérios.

Por exemplo: Vamos supor que você precise comprar um computador. Para que você fique satisfeito com sua compra, será necessário que você pense em algumas coisas antes: 1) Qual seu orçamento? 2) quais são as suas necessidades? 3) Você prefere um Desktop ou um Notebook? 4) Se for um Notebook, qual tamanho? 5) quanto de RAM? 6) Qual processador? 7) qual o sistema operacional?.

Viu? Provavelmente, você usa critérios o tempo inteiro para fazer suas escolhas, mesmo que você não perceba. O que? Você não se faz estas perguntas antes de comprar? Neste caso, é possível que você viva com a sensação de que jogou dinheiro fora!!

Exatamente por esta razão, é importante que você pare para refletir sobre quais são os critérios que você vai usar para escolher a sua profissão. E como estes critérios nem sempre são tão óbvios aqueles que você usa para escolher um computador, eu vou listar alguns que podem te ajudar a conhecer melhor as profissões que te interessam.

1º – COMO É O CURSO?
Uma das grandes fontes de frustração com o Ensino Superior é exatamente a forma como os cursos estão estruturados. Como as matérias mais básicas são dadas no início do curso, pode acontecer de você entrar em um Curso de Engenharia Civil acreditando que vai aprender a construir uma ponte já no começo do curso e sair frustrado por ver um monte de matérias como Cálculo, Estatística Geometria Analítica, Física, Química, Desenho no primeiro semestre.

Por isso é importante que você pesquise nos sites das universidades quais são as matérias que compõem o currículo do curso que te interessa, como elas estão distribuídas ao longo do curso e quais são os conteúdos que são estudados por cada uma delas.

2º – COM O QUE ESTE PROFISSIONAL TRABALHA?
Esta pergunta diz respeito aos OBJETOS DE TRABALHO da profissão que te interessa. São as coisas que fazem parte do dia a dia do profissional desta área.
Por exemplo, um advogado, em geral, passa muito pouco de seu tempo em audiências com o juiz, pois a maior parte de seu trabalho acontece quando ele está fazendo pesquisa de leis e precedentes jurídicos, escrevendo requerimentos e petições, preparando a argumentação relacionada aos casos que defende.

3º – QUAIS SÃO OS LOCAIS DE TRABALHO DESTE PROFISSIONAL?
Além de saber com o que o profissional trabalha, é muito importante você saber, onde acontece o trabalho deles. Por exemplo, um psicólogo pode trabalhar em escolas, hospitais, comunidades, no judiciário, em consultórios, empresas e até no campo de futebol ajudando a melhorar o desempenho do seu time preferido. Claro que nem todos os psicólogos trabalham em todos estes lugares, pelo contrário, geralmente eles se especializam em uma destas áreas.

Para você conhecer os locais de trabalho das profissões que te interessam, você pode recorrer aos mesmos sites que você usou para conhecer os objetos de trabalho destes profissionais.

4º – QUAIS SÃO SUAS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO?
Conhecendo os objetos de trabalho de uma profissão e os possíveis locais para a atuação do profissional, é hora de avaliar as áreas de atuação que uma profissão oferece. Isso se faz necessário, pois cada profissão tem inúmeras áreas diferentes de atuação que acontecerão nos mesmos locais e usando os mesmos objetos de trabalho.

Por exemplo, muitos médicos precisam usar diferentes instrumentos em sua atuação profissional e muitos deles trabalham em hospitais, clínicas e centros de saúde. Mas O QUE ELES FAZEM nestes locais. Isso será definido pela área da medicina que eles escolherem. Por exemplo: Cardiologia, neurologia, saúde coletiva, pediatria e muito mais.

A mesma subdivisão acontece em qualquer profissão, portanto, faça sua pesquisa para descobrir quais são as áreas de atuação das profissões que te interessam.

5º – COMO SE DESENVOLVE A CARREIRA DESTE PROFISSIONAL?
Já atendi muitas pessoas frustradas, pois após fazer um curso superior, não conseguiam se inserir no mercado de trabalho ou por uma escassez de vagas para este profissional, ou porque estas pessoas queriam atuar em uma área muito específica e pouco desenvolvida da profissão. Para evitar esta situação, você pode pesquisar quais áreas oferecem mais vagas para a profissão que te interessa e avaliar se você gostaria de trabalhar em uma destas áreas.

Outro aspecto importante para ser avaliado é a remuneração média da profissão. Pesquise qual a média do salário inicial de um recém formado e também o salário para os postos mais altos que você pode alcançar nesta profissão.

Você viu quanta informação você precisa buscar? Para facilitar a sua vida coloquei um link logo aí abaixo com um roteiro de perguntas que você deverá responder ao longo de suas pesquisas. O link você encontra aqui na descrição do vídeo.

Para responder às questões que eu levantei sobre as profissões e preencher seu roteiro, você pode recorrer aos sites das universidades, sites como Guia do Estudante e Guia da Carreira, além dos sites dos conselhos de classe como OAB, Conselho Federal de Medicina, Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, etc.

roteiro-criterios-profissao
Clique na imagem para fazer o download do roteiro

 

O ideal é que você faça esta pesquisa para cada uma das profissões que você tem interesse para depois comparar cada uma delas é conseguir decidir qual delas se encaixa melhor em suas expectativas.

Grande abraço e muito sucesso!!

 

 

Comentários: Seja o primeiro a comentar!

Participe: deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.