5 DICAS PARA ENCONTRAR SEU EMPREGO

#FICAADICA 05 – Segundo o Estadão, em 2015, um milhão e meio de vagas de trabalho foram fechadas

e a Confederação Nacional da Indústria afirma que o medo de perder o emprego aumentou 36,8% também em no ano passado.

A busca por vagas no mercado de trabalho não é fácil, principalmente em momentos de crise. Para ajudar quem se encontra nesta condição, neste vídeo, dou cinco dicas para quem está desempregado e está em busca de um emprego.

Em 1º lugar, Procure compreender o motivo de sua demissão. Quando alguém é demitido, a primeira reação costuma ser culpar a crise ou a empresa que demitiu. Mas, muitas vezes o que acontece é que a empresa quando se vê obrigada a demitir funcionários, geralmente escolhe aqueles que já estavam dando algum tipo de problema para mandar embora. Por isso, avalie se não foi este o seu caso.

Falando nisso, em 2º lugar, avalie sua formação. Uma atitude muito comum é que a pessoa, ao se sentir segura em um cargo, pare de procurar melhorar sua formação enquanto aqueles que desejam subir na carreira costumam aproveitar cada oportunidade para melhorar seu currículo e aumentar suas chances de crescer. Para evitar este risco, avalie se não há algum conhecimento que esteja faltando para você ser selecionado para o cargo que você pretende obter.

Em 3º lugar, faça networking. Muitos dos empregos, quando disponíveis, não são enviados para agências, nem são preenchidos por anúncios no jornal. Estes cargos costumam ser ocupados através de indicações feitas por pessoas de confiança do contratante. Portanto, sua rede de amigos e de contatos profissionais podem te ajudar a conseguir o emprego que você quer, mas antes eles precisam saber disso.

Em 4º lugar, avalie as oportunidades. Uma das características do mercado de trabalho é que ele se reconfigura constantemente. Avalie como você poderia usar suas habilidades para continuar fazendo o que você gosta de uma forma diferente e que esteja sendo mais solicitada pelo mercado atual.

Por último, capriche no currículo. Este assunto merece um vídeo só para ele, mas seguem algumas dicas rápidas. Seja objetivo e conciso, detalhe as atividades que você desempenhava nos cargos anteriores de destaque suas principais conquistas. Relacione os cursos que você fez e que te capacitam para o cargo pretendido. Não se esqueça que seu currículo será o primeiro contato que a empresa terá com você, portanto, revise o texto para evitar erros de português, use uma fonte de fácil leitura e capriche na formatação.

Agora que você já sabe o que fazer para superar o desemprego, mãos à obra. Não perca tempo, faça cada uma das tarefas que você acabou de aprender e vá atrás do emprego que está te esperando.

Ah, e não se esqueça de me contar se deu certo!!

Um grande abraço, muito sucesso na sua busca e até o próximo #FICAADICA!!

 

Comentários: Seja o primeiro a comentar!

Participe: deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.