PSICOTERAPIA

A questão central em um processo de psicoterapia é a busca por autoconhecimento. O fato de sermos espectadores de nossa própria existência nos faz acreditar que sabemos tudo a nosso respeito, mas nem sempre sabemos. Existem algumas razões para que isso aconteça: a primeira é o ritmo acelerado do mundo, que nem sempre nos permite ter um tempo para refletirmos a respeito de nossos sentimentos, valores e relacionamentos. A segunda é que nem sempre é fácil entrar em contato com tudo isso. Alguns sentimentos provocam dor quando lembrados e correm o risco de serem encobertos e, às vezes, até esquecidos. Mas alguns sentimentos não costumam ficar quietos quando estão encobertos. Em certos momentos, eles podem aparecer em forma de ansiedade, depressão ou pânico. Na psicoterapia, o psicólogo tem o papel de acolher incondicionalmente os sentimentos do paciente e de convidá-lo a refletir sobre sua própria história e a se posicionar diante de seu futuro, a partir de um maior entendimento a respeito dos sentimentos que fazem parte de sua existência.

marcio-souza-coach-psicologo-coach-de-carreiras-orientador-vocacional-psicoterapeuta-8

PSICOTERAPIA

A psicoterapia visa auxiliar pessoas que vivenciam:

  • Necessidade de conhecer melhor seus sentimentos;
  • Busca em promover qualidade de vida;
  • Busca por compreender melhor a forma como se relaciona com os outros;
  • Sentimento de que a vida perdeu o sentido; 
  • Problemas como ansiedade, medos e inseguranças que as impedem de enfrentar situações cotidianas;
  • Dificuldades de relacionamento ou em fazer e manter amizades;
  • Dificuldades em compreender seus sentimentos;
  • A necessidade de repetir comportamentos que não compreendem;
  • Algum sintoma físico que os médicos não encontram causa orgânica correspondente;
  • Dificuldades em lidar com eventos traumáticos.

Perguntas e respostas

Quando devo fazer psicoterapia?

A psicoterapia é recomendada em duas situações distintas: a primeira é para quem percebe sentimentos desenvolvidos ao longo de sua história que frequentemente o incomodam, geram sofrimento e dificultam que você lide com situações cotidianas de forma satisfatória. Neste caso, a psicoterapia visa proporcionar autoconhecimento suficiente para promover a ressignificação destes sentimentos de modo que o paciente possa vivenciar sua existência com mais consciência a respeito de si mesmo e das relações que mantém com os outros. A segunda indicação é para quem não possui nenhum sofrimento específico, mas sente a necessidade de conhecer melhor seus sentimentos, pensamentos e características de personalidade.


 

Quanto tempo dura a psicoterapia?

A duração da psicoterapia depende de alguns fatores, como o tempo que o paciente leva para entrar em contato com os sentimentos que geram sua queixa, além do tempo necessário para que ele consiga implementar mudanças em sua vida. A alta da terapia se dá a partir de uma avaliação feita pelo paciente e pelo terapeuta a respeito dos avanços obtidos ao longo do processo terapêutico.


 

O que é psicoterapia breve?

A psicoterapia breve visa auxiliar pacientes que buscam a solução de questões específicas em suas vidas e não estão interessados em um processo prolongado de psicoterapia.


 

Qual a diferença entre o psicólogo e o psiquiatra?

O psicólogo é especializado em compreender como sentimentos, valores e crenças são desenvolvidas ao longo da vida de uma pessoa e recorre a diferentes estratégias para auxiliar o paciente a compreender a si mesmo e a promover mudanças em sua vida. Já o psiquiatra é um médico especializado em compreender a relação entre a neuroquímica e os sentimentos vivenciados pelo paciente, seu tratamento inclui a prescrição de medicamentos que regulem as possíveis desordens orgânicas que sejam a causa destes sentimentos.


 

Quais são os sintomas da depressão?

A depressão é um transtorno psíquico que precisa ser diagnosticado por um psicólogo ou psiquiatra, não sendo adequado o autodiagnóstico. Dentre os seus sintomas estão a sensação prolongada de tristeza, desânimo, desesperança, além da falta de motivação por fazer atividades pelas quais a pessoa se interessava anteriormente. Estes sintomas podem ser complementados por dificuldades para dormir, aumento ou perda de peso repentina e não intencional, dificuldades de concentração e ideação suicida. Uma vez diagnosticado o quadro de depressão, o tratamento consiste em psicoterapia ou em psicoterapia combinada com medicamentos prescritos por um psiquiatra.

Márcio Souza é psicólogo, coach de carreiras, orientador vocacional e psicoterapeuta. Em cada uma destas áreas, o profissional tem a missão de promover o bem-estar, a qualidade de vida e a consciência de seus clientes e pacientes, proporcionando uma vida mais plena, com lucidez, capacidade de desenvolvimento e sentimento de autorrealização. Saiba mais.

CANAL MÁRCIO SOUZA NO YOUTUBE