6 PASSOS PARA ATINGIR SUAS METAS

6 PASSOS PARA ATINGIR SUAS METAS
6 PASSOS PARA ATINGIR SUAS METAS

Reavalie suas prioridades

Se vamos falar de atingir metas, então temos que falar obrigatoriamente de prioridades! É impressionante como as pessoas desconversam quando pergunto “qual sua prioridade?”, muitas vezes até clientes em meio ao processo de coaching se desconcertam e se perdem diante desta pergunta.
Normalmente dizemos “as minhas prioridades são”, “as prioridades da empresa são”, demonstrando claramente que esquecemos o significado do termo “prioridade”. No dicionário, prioridade significa: “condição do que está em primeiro lugar em importância, urgência, necessidade, premência etc.”. Você viu? “Condição do que está em” PRIMEIRO LUGAR!! Portanto, estamos completamente equivocados quando usamos o termo prioridade no plural, pois só existe UM primeiro lugar. Então qual a sua prioridade? Assim no singular!!
Você pode achar esta ideia muito radical, mas quando somos obrigados a nos restringir a poucas opções, nos vemos obrigados a escolher o que é mais importante!!
Agora vai minha primeira sugestão: pegue uma folha de papel. De um lado escreva “metas pessoais” e do outro “metas profissionais”. Depois, faça uma tempestade de idéias, escreva todas as metas que te ocorrerem e que façam parte desta dimensão da sua vida (pessoal ou profissional). Feito isso, agora vem a tarefa mais difícil: escolha qual dessas metas é a mais importante no campo pessoal e a mais importante no campo profissional. Para te ajudar a escolher, pense o seguinte: “Qual destas metas vai me trazer os resultados que espero caso eu me dedique a ela?”.
Feito? Ótimo!!
Não conseguiu, tudo bem! Então escolha as três mais importantes do campo pessoal e do campo profissional.

Comprometa-se com seus objetivos

Hoje mesmo escutei de um cliente: “não gosto de fazer promessas de ano novo!!”. E o motivo que ele alegou para não gostar de fazer isso é que, geralmente, ele esquece destas promessas e só lembra delas novamente no Réveillon seguinte. Isso acontece quando nos prometemos com coisas que não são importantes para nós, ou quando fazemos uma promessa mas não nos comprometemos com elas.
Exatamente por este motivo que no item anterior eu te orientei a escolher “a” prioridade, aquilo que é mais importante para você no campo pessoal e no campo profissional. Se você puder prometer qualquer coisa, a chance de você se fazer uma promessa vazia é muito grande, mas se você tiver que identificar qual é a sua prioridade, será obrigado a fazer uma boa escolha.
Neste processo de selecionar a sua prioridade, você terá a chance de avaliar seu comprometimento com esta meta. O que estou chamando de comprometimento aqui é a sua disposição interna para focar suas energias e ações para garantir a obtenção dos resultados esperados!
Claro que o mundo dá voltas e impõe condições que favorecem ou atrapalham a obtenção dos resultados, mas está em nossas mãos trabalhar a partir destas condições. Isso é tão sério que o filósofo Francês Jean-Paul Sartre chamava de má-fé a tentativa de negarmos nossa responsabilidade sobre nossas escolhas usando as circunstâncias do mundo como justificativa.

 

Transforme seu desejo em metas

Um grande problema dos desejos e das promessas de ano novo é que eles são vagos. Desejamos felicidade, sucesso, paz, saúde e prometemos que seremos mais pacientes, responsáveis ou tolerantes. Nada de errado com estes desejos e promessas, mas se queremos fazer deles metas, há uma qualidade que falta a todos eles: ESPECIFICIDADE!!
Uma boa meta precisa ser específica! Por exemplo, felicidade é algo que todos querem, mas você já experimentou perguntar para cada pessoa perto de você o que é felicidade para ela? Se você já fez isso, viu que há muitas definições diferentes e, provavelmente, a maioria delas é bastante válida.
Não há como atingir uma meta sem saber exatamente a que ela se refere. Por isso, ao invés de dizer “quero ser mais feliz”, diga “quero brigar menos com a minha família”, “quero passar mais tempo com meus filhos”, “quero aumentar meus rendimentos em vinte por cento ”, “quero concluir mais dois módulos do meu curso de inglês” etc. Percebeu a diferença? Felicidade não é possível de ser medida, já brigas, tempo que passamos com as pessoas, rendimentos financeiros e graduação no curso de idiomas são MENSURÁVEIS.
Não se esqueça: uma boa meta precisa ser específica e possível de ser medida.

 

Avalie-se constantemente

Um outro inimigo muito comum das metas é o excesso de expectativas. Uma boa meta precisa ser ALCANÇÁVEL!! Ou seja, temos uma boa meta quando ela representa um desafio que exige aprendizado e dedicação, mas que seja possível de ser superado. Isso acontece, pois tendemos a desistir daqueles objetivos que parecem muito distantes ou inalcançáveis.
Por isso, ao invés de colocar como meta “ficar milionário antes dos 30 anos”, que tal avaliar dentro da sua área de atuação: 1) Quais são suas oportunidades de crescimento? 2) O que você precisa fazer para chegar a ser milionário? Fazendo isso, você poderá reformular seus objetivos para algo assim: “mudar de emprego com um aumento de vinte por cento nos vencimentos”, “estudar sobre investimentos e aplicações em bolsa de valores”, “reservar quinze por cento dos meus vencimentos para investir” etc.

 

Estabeleça prazos

Um dos fatores que diferenciam um sonho de uma meta é exatamente o estabelecimento de um prazo. Justamente por não contarem com um prazo, os sonhos são vagos: “quero viajar para a Europa”, “quero emagrecer”, “quero ganhar mais”. Além de faltar especificidade a estas formulações, falta também estabelecer quando você quer obter estas coisas.
Ao estabelecer um prazo, você cria um sentimento de urgência que te ajudará a lembrar da importância desta meta. Se ao invés de “quero emagrecer”, você estabelecer que quer “emagrecer dez quilos em seis meses”? Com esta meta específica, alcançável e com um prazo para ser atingida, quando você irá procurar o nutricionista e fazer sua matrícula na academia?

 

Transforme metas em ações

Agora que você já especificou suas metas, avaliou se elas são possíveis de serem medidas, alcançáveis, avaliou o que precisa ser feito e estabeleceu prazos, só falta uma coisa: AGIR!!
Desejos tendem a permanecer no campo da fantasia, do pensamento e o pensamento sozinho não muda o estado das coisas. Precisamos aliar a ação ao pensamento, pois é agindo que modificamos a realidade. Ao seguir as dicas anteriores você já deve conseguir identificar quais são as ações que você precisa ter para atingir suas metas.

 

E aí, preparado para tirar as metas do papel e fazer as mudanças que tanto almeja? Lembre-se sempre de que você é a única pessoa responsável por realizar as transformações que darão mais sentido e propósito à sua vida. Portanto, mãos à obra!

 

Comentários: Seja o primeiro a comentar!

Participe: deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.