A ESCOLHA É SUA!!

Frequentemente recebo emails e mensagens com pessoas me perguntando que escolha elas devem fazer.

Neste vídeo, recorro ao pensamento de Jean-Paul Sartre para argumentar porque não posso dizer que escolhas meus clientes devem fazer e, muito menos, escolher por eles. Afinal, de acordo com Sartre, mesmo quando tentamos transferir para alguém a responsabilidade de escolher por nós, continuamos responsáveis pelos resultados. Como única saída, resta-nos assumir a responsabilidade por nossas escolhas.

Olá, eu sou Marcio Souza, do Canal Márcio Souza Coaching e no vídeo de hoje eu quero falar sobre uma coisa que me chama muito a atenção nas perguntas que eu recebo aqui pelo canal ou lá na fanpage do facebook. São perguntas como:

Você acha que eu devo abandonar minha área e fazer outra faculdade?
O que devo fazer, mestrado ou uma especialização?
Você acha que eu devo fazer um curso técnico ou uma faculdade?
Devo largar meu emprego e voltar a estudar?

É certo que por traz de cada uma destas dúvidas há uma pessoa que gostaria de definir o rumo de sua carreira e de sua vida, mas é impossível respondê-las sem ter em vista a história de vida de quem pergunta e mais, ninguém deveria pedir para alguém resolver estas questões em seu lugar.

Eu não costumo falar muito de teoria aqui no Canal, pois acredito que quem procura estes vídeos está a procura de uma resposta ou de um caminho para pensar sua carreira e sua escolha profissional. Mas hoje me vou abrir uma exceção para te ajudar a compreender porque eu digo que não posso responder por vocês.

JEAN PAUL SARTRE
JEAN PAUL SARTRE

Eu admiro muito a obra de Sartre, que foi um filósofo francês que discutiu exaustivamente a questão da liberdade em sua obra. E ele costuma se referir à liberdade como uma condenação. Isso mesmo, para ele, a liberdade é uma condenação!!

Mas pera lá, deixe-me explicar o que isso significa antes de você parar este vídeo! Ao colocar a liberdade como uma condenação, Sartre está nos dizendo que não nos resta outra alternativa além da própria liberdade, pois até quem delega suas escolhas para alguém, além de fazer isso livremente, continua igualmente responsável pelas consequências da escolha que for feita.

Era exatamente este ponto que eu queria pegar para discutir: às vezes abrimos mão de escolher na tentativa de não nos sentirmos culpados por nossas escolhas. O único problema é que não existe essa história de não nos responsabilizarmos por nossas escolhas, pois uma vez que escolhemos temos que conviver com as consequências que estas escolhas trarão em nossas vidas. Tanto as consequências positivas, quanto as negativas. E é por isso mesmo que a proposta de Sartre é que cada pessoa tome para si a responsabilidade por suas escolhas, sem delegá-las a ninguém.

Sartre leva tão a sério esta nossa condição de liberdade que ele chama de má-fé aquela situação em que nos negamos a assumir a autoria de nossa escolha, seja pedindo que alguém escolha por nós ou, simplesmente acreditando que não temos escolha nenhuma.

Se pararmos um pouquinho para refletir, Sartre estava coberto de razão, pois cada escolha ajuda a direcionar o rumo que nossa vida tomará no futuro. Como assim? Simples, ao escolher entre dois cursos superiores, se você fará um estágio extra curricular ou não, se você fará uma pós-graduação ou não, você está ao mesmo tempo, escolhendo assumir as possibilidades de futuro que a sua escolha traz e deixar de lado todas as outras possibilidades. É assim que, a cada escolha que fazemos, apontamos nossa vida em uma ou em outra direção.

Mas agora você pode estar aí de frente para a tela com a seguinte pergunta na cabeça: “Ô Márcio, mas se eu não estou conseguindo escolher sozinho, que mal tem em procurar ajuda?”. Aí é que está, não tem mal nenhum em procurarmos ajuda quando não conseguimos escolher, o mal está em PEDIR QUE ALGUÉM ESCOLHA EM NOSSO LUGAR.

Sei que, a princípio, esta responsabilidade toda pode ser intimidante, mas eu não gostaria que você ficasse com esta impressão. Afinal, é justamente esta liberdade que nos permite levar nossa vida em praticamente qualquer direção, que nos dá a possibilidade de superar as dificuldades que a vida nos impõe e, também, que nos permite ter aquele gosto de realização quando temos a oportunidade de nos identificar com os resultados de nossas escolhas.
Existem diferentes profissionais que, como eu, se especializaram em ajudar as pessoas a fazer escolhas difíceis, mas nenhum deles pode escolher por você! O papel destes profissionais é o de te ajudar a pensar em cada um dos aspectos que estão envolvidos em sua escolha, em quais são os sentidos que ela tem para você, além de quais são as consequências de cada escolha possível para que, a partir destas reflexões você possa fazer sua escolha com mais confiança.

O objetivo do tanto do trabalho de orientação profissional, quanto de Coaching é justamente o de permitir que você faça as pazes com esta condição de liberdade, enfrentando os desafios que escolher nos impõe e sentindo-se autor de sua própria vida.

Se você acha que as dicas de hoje te ajudaram, não esqueça de deixar sua curtida aqui no vídeo e de assinar nosso canal para ser avisado dos novos vídeos. Aproveite também para conhecer nossa fanpage no facebook.

Grande abraço e muito sucesso!!

Comentários: 1 reply added

  1. JUNIA 29 de março de 2019 Responder

    Excelente artigo Márcio, o pensamento Sartre vale para a vida inteira! Adorei!

Participe: deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.