TRAINEE PARA INICIAR NO MERCADO DE TRABALHO

Os programas de trainee são uma excelente oportunidade para quem almeja ocupar cargos de liderança e gestão em empresas.

Voltados para formandos de diversas áreas diferentes, o trainee possibilita a inserção no mercado de trabalho com o foco na formação de competências de gestão. Portanto os programas de trainee são a opção ideal para quem quer uma inserção rápida no mercado, continuar aprendendo e desenvolver uma carreira corporativa.

 

 

É muito comum que alguém que se forme no ensino superior tenha vontade de entrar para o mercado de trabalho, sem ter que fazer alguma pós-graduação antes. Na verdade, em algumas áreas de atuação, isso é até esperado.

Para quem se sente desta forma, existem os programas de trainees oferecidos pelas empresas.

 

1. O QUE É TAINEE?
Um dos maiores problemas enfrentados por empresas de grande porte é justamente encontrar gestores competentes que compartilhem da missão e da cultura institucional e que sejam capazes de promover mudanças que não entrem em conflito com os valores defendidos pela organização.

Por isso, muitas destas empresas se preocupam em formar estes gestores, a fim de garantir o preenchimento de seus quadros sem a necessidade de procurar gestores no mercado. É aí que entram os programas de trainee que têm o objetivo de formar futuros líderes que tragam alguma vantagem competitiva para a empresa. Por isso que geralmente as empresas procuram novos profissionais que apresentem algum talento que precise ser desenvolvido e que queiram crescer na carreira.

Os programas de trainee geram benefícios tanto para as empresas que pode selecionar jovens profissionais com espírito empreendedor e perfil diferenciado, quanto para os candidatos que têm uma oportunidade de entrar para o mercado e ao mesmo tempo completar sua formação e desenvolver conhecimentos e experiência para o exercício da liderança.

 

2. COMO FUNCIONA?
Os programas de trainee são voltados para para quem está prestes a concluir o ensino superior ou tem até três anos de formado, tenha domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e tenha feito bons cursos de capacitação durante a graduação.

Em média, estes programas duram 12 meses, mas esta duração pode variar de empresa para empresa e de acordo com a complexidade dos cargos que a empresa espera que estes trainees preencham no futuro.

Durante este período, o trainee passará por todos os setores da empresa para que desenvolva as características profissionais necessárias para ser um gestor capaz de tomar decisões estratégicas.

 

3. COMO PARTICIPAR?
Você pode procurar por vagas de trainee tanto em sites que de empresas de recrutamento de trainees, quanto nos sites das próprias empresas. Mas é bom se preparar, pois além de muito concorrida, a seleção costuma ser bem rigorosa.

A quantidade de etapas do processo seletivo pode variar, mas não é incomum encontrar processos com até cinco etapas, que vão desde uma avaliação Online, passando por dinâmica de grupo, prova oral de inglês, uma prova prática e a entrevista com a diretoria.

Durante o processo seletivo, são avaliadas características pessoais, tais como: liderança, capacidade de comunicação, criatividade, empreendedorismo, foco em resultados, capacidade de resolução de problemas, visão estratégica de negócios, proatividade e habilidade para trabalhar em equipe.

Uma dica importante é você pesquisar a respeito da empresa que está te selecionando, para que durante o processo você consiga responder perguntas a respeito do ramo de atuação da empresa, sobre possíveis inovações e solução de problemas comuns à rotina da empresa.

4. É IGUAL ESTÁGIO?
NÃO! As maiores diferenças estão no foco de cada processo, enquanto o estágio forma competências para o trabalho dentro de uma área, o trainee aprende como gerenciar uma empresa. No que se refere ao perfil dos candidatos, o estágio é voltado para estudantes nos primeiros anos do ensino superior, enquanto os programas de trainee buscam profissionais com até três anos de formados. As tarefas de um estagiário costumam ser simples, geralmente como apoio à algum profissional mais experiente, já o trainee executa tarefas de alta complexidade, compatíveis com o exercício profissional.

O que torna o processo de trainee empolgante, principalmente para quem quer ter uma carreira corporativa, é o seu foco na prática gerencial e o aprendizado que acontece em situações reais. Você terá a oportunidade de observar o impacto direto de suas decisões, tanto os impactos positivos quanto os impactos negativos.

Se você acredita ter o perfil para ser um líder e está terminando a faculdade, então é hora de preparar o currículo e fazer sua inscrição nos processos das empresas que te interessam.

Se você acha que o vídeo de hoje te ajudou, não esqueça de deixar sua curtida aqui no vídeo e de assinar nosso canal para ser avisado dos novos vídeos. Aproveite também para conhecer nossa fanpage no facebook.

Grande abraço e muito sucesso!!

Comentários: Seja o primeiro a comentar!

Participe: deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.